quinta-feira, 16 de maio de 2013

Parto normal ou cesárea?

Eis a questão.
Então meninas, estou num dilema... quem sabe vcs possam me ajudar!
A cidade que estou morando é bem pequena e não tem estrutura hospitalar boa. A maioria tem seus filhos por cesárea em Curitiba que fica a 130 km daqui. 
Eu não sou radical em relação ao tipo de parto. Por mim, o que o médico achar melhor eu faço.
But...(como nada é assim tão simples)
Como eu disse a vcs, quero ter 4 filhos e sei que a partir da terceira cesárea, os médico não aconselham, pois tem muito risco de várias complicações, tanto para a mãe, quanto para o bebê...
Então, tenho que ter Parto Normal de qualquer jeito, não é girls?
E se moro a 130 km, o que dá cerca de 2 horas de Curitiba, numa rodovia nada agradável... como faço se entrar em trabalho de parto?! A minha irmã entrou em trabalho de parto (em SP) e em 2 horas certinhas minha sobrinha nasceu. Pensa só se comigo acontece o mesmo, a Lala nascerá na rodovia... ;)
Acima de tudo tenho que pensar na saúde e bem-estar da minha amada Lala. A minha solução foi a seguinte, vejam o que acham:
Alugar um flat a partir das 38 semanas e ficar em Curitiba, esperando em paz o dia D.
 
E aí meninas, vcs tem mais alguma solução? Acharam que é muita doidera?
HELP!
Beijocas

21 comentários:

  1. Decisão difícil Ana, bom você conversar com seu médico e acompanhar as últimas consultas, se não houver nada que impeça o PN ele vai te falar, e daí você pode tentar ficar mais próxima da Maternidade, agora vai por mim, como não sabemos o dia nem a hora..rs isso pode levar até um Mês, veja Laura nasceu com 40 semanas, mas algumas amigas tiveram babys com 41 semanas. Então se sua mommy for junto, bota ela pra fumar lá fora bem longe de vocês, perigoso vocês inalarem esses gases tóxicos, imagina se ela nasce com dificuldade respiratória??? Então nem pensar, agora também você pode ter uma Cesárea e depois de 2 anos tentar um PN. Mas depende de quanto em quanto tempo quer ter filhos..rs. Amiga não querendo te desanimar mas vc tem certeza que quer 4??? rsrs bom depois da experiência volta aqui pra contar..rs eu queria 3, to achando a Laura suficiente, beijoca!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabi, as pessoas me acham pouca qdo falo dos 4 filhos, mas é o que sonho! rsrs
      Os comentários de vcs estão me ajudando!
      Obrigadinha pelo help!
      A sua Lala tá a coisa mais linda e fofuxa do mundo.
      bjsss

      Excluir
  2. Ai Ana, muito difícil! Mas acho melhor você conversar direitinho com seu medico primeiro e expor essas suas duvidas, quem sabe ele não te ajuda?

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Loroca, acredita que ainda não fui no médico de Curitiba?! Mas sei que elé bem competente, e não vejo a hora de tirar essas dúvidas com ele.
      Obrigada!!!
      bjs

      Excluir
  3. Desejo q vc tome a melhor decisão fale com seu medico um bj!!!

    ResponderExcluir
  4. amiga por querer ter 4 filhos o melhor mesmo é ter parto normal se seu corpo permitir claro o médico que tá te acompanhando vai
    falar sobre o flat nesse caso acho uma boa sim
    linda noite bjs

    http://sermamaepelasegundavez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nanda, eu tenho uma amiga que teve os 4 filhos de PN, todos com diferença de 1 ano entre ele, acredita?!
      É assim que quero pra mim, espero que eu consiga!
      Torça por mim!
      Bjsss

      Excluir
    2. eta coragem rs eu sempre quis ter uma família grande também mais com diferença de um ano
      acho que os cabelos ia subir,
      estarei orando que tudo seja maravilhoso
      e que dê tudo certo amiga
      bjs

      http://sermamaepelasegundavez.blogspot.com.br/

      Excluir
  5. "o que o médico achar melhor eu faço" é uma frase muito perigosa, Ana. A esmagadora maioria dos médicos acha melhor a cesárea, por conveniência do sistema, e não da mulher ou do bebê.
    Se vc quer um parto normal, lute por ele, se informe, se empondere. Além de poder ter quantos filhos quiser, existem inúmeros outros benefícios! Se precisar de referências, tem um post na no blog, com o título "cobra com asas" só colocar na pesquisa. Além de ter milhões de fontes de informações.
    Espero que vc consiga realizar o seu desejo!
    Beijos, beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nana, vc disse a palavra certa: "Se empodere".
      Lendo os comentários de vcs é isso que estou fazendo. Ganhei forças e informações para lutar pelo PN.
      Em junho vou conhecer o médico e vou com todas as informações discutir com ele o desejo do PN.
      Obrigada pelas dicas!
      bjcas e torcendo pra seu biscoitinho estar por aí...;)

      Excluir
  6. Ana, conversa com teu médico, troca uma ideia com ele, mas com certeza o P.N. é melhor pra ti e pro bebê... esse é um assunto complicado. A minha experiência com cesárea não fo das melhores, mas eu não compro briga defendendo loucamente o P.N.. Acho que cada caso é um caso.

    Desejo que tu decida o melhor pra ti e pro baby!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Cacau, tenho um medinho da cesárea... é uma peninha ver tantas cesáreas por aí.
      Como o João Nicolas tá lindo! E aquele olhar 43, é demais!
      bjsss

      Excluir
    2. É... eu me decepcionei muito com a minha sabe... as dores depois, o leite que demorou a descer... cada caso é um caso, respeito a opinião de todos.

      Se eu fosse tu conevrsava, via qual a chance de ser normal e alugada mesmo o flat lá perto!
      Eu faria isso hoje em dia.

      Ahhh ele é um gato né?? amoooooo!
      Beijos

      Excluir
  7. Ana, acho que a opção do aluguel do flat a partir da 38ª semana é uma boa, pra vc conseguir ter a Lala de parto normal - afinal, são 130km! E com relação a fumaça de cigarro, veja se não rola uma negociação com sua mãe pra ela só fumar fora do apt. Meu marido tbm era fumante e respeitou quando propus essa condição depois de grávida. Acabou que ele cansou de tanto ter que descer pra fumar e largou o cigarro!
    Boa sorte,
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Naty, que benção seu marido parar de fumar!!! Aleluia! Sua família será muito mais saudável e feliz, tenho certeza.
      Como pode um serzinho ter a capacidade de mudar tanto a vida dos pais e para MELHOR!
      Ahh, queria tanto que isso acontecesse com minha mãe. Mas desde criancinha eu e meu irmão pedimos para ela parar e nada funciona.
      Mas vou tentar negociar, vamos ver...
      beijocas

      Excluir
  8. Ana, sinceramente, nao conversa com médico nada, a maioria é cesarista. Vê uma doula ou enfermeira obstetra aí por perto ou em Curitiba e se informa com ela. Tu nao tendo impedimento para um parto normal (que basicamente é só placenta prévia!) nao tem porque optar por uma cirurgia de médio porte como a cesariana. Na Alemanha eles consideram TODAS as gravidezes após cesárea como de risco, (apesar de apoiarem VBAC). Se você quer muitos filhos teu útero vai trabalhar bastante, pensa bem na hora de cortar ele a toa.
    Quanto a data do parto, eu li que 20% das criancas nascem antes, 4% exatamente na data provável e 80% até duas semanas depois.
    Normalmente o corpo vai dando sinais pro parto e o médico sabe mais ou menos se tá próximo ou longe. Tu pode monitorar direitinho a partir da semana 38 e ir pra Curitiba só quando o médico disser que tá mais próximo. Pensa tb que um parto normal vai te liberar mais cedo pra ir pra casa, eu nao imagino que dê pra dirigir 2h com um corte de 10 cm na barriga. Quanto a mae ela pode ir fumar na sacadinha.
    Trabalho de parto demora bastante, parto relâmpago é raro (e normalmente acabam superbem), nao precisa se preucupar tanto com isso.
    Te enche de informacao, olha com calma bem pra dentro de ti, pensa no que tu realmente quer, como tu acha bacana de um bebe vir ao mundo, pede a opiniao informada do marido, reflete e decidi. O nascimento de um filho é uma decisao muito importante pra deixar nas maos de um médico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, obrigada!!!
      Nossa, quantas informações! Queria vc perto de mim na hora do parto! Vc me deixou mais segura de que é possível sim eu ter o PN mesmo morando longe...
      Jura que 80% nasce depois? Que bom saber disso, assim fico menos ansiosa, achando que 38 ja vou entrar em TP.
      Vou conversar direitinho com meu GO e com essas infos estarei mais bem informada para expor o que quero.
      Obrigada de novo!
      bjs

      Excluir
    2. Pois é li isso tudo no meu livro de gestante alemao (moro na Alemanha e tô grávida de 9 semanas), pra mim o data provável era quase que o prazo de vencimento. Também fiquei espantada com os 80% de bebes "atrasadinhos", é bom saber, né, assim a gente controla a ansiedade.
      Oh querida, eu (e todas blogueiras e meninas fofas que comentam aqui) vamos estar contigo no parto, na seguranca vinda das informacoes que te passamos e, claro, na torcida que vai dar tudo certo :D
      Bjs,
      Elisa

      Excluir
  9. Ei Ana!

    Parabéns pela Lala, rs.

    Olha, eu acho que o parto deveria ser sempre uma escolha da mulher. E a decisão deveria acontecer depois de muita informação.

    Meu parto foi cesárea embora eu tivesse pensado em um parto normal a gravidez inteira. Mas na hora não deu.

    Decida depois de se informar e tenho certeza que sua escolha será a melhor pra vocês duas. A ideia do flat é bacana!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  10. Dificul decisão hein! Eu tbm fiquei numa duvida crueeeelll quando estava gravida entre parto normal ou cesária.. no final, minha bebe nasceu com 38 semanas..e fiquei váriasssssssss horas em trabalho de parte.. e no final decidi pela cesária. Acho que quando chegar perto da data..vc vai saber quanl amelhor decisão.
    bjoo

    ResponderExcluir